Nas Retinas: JN “tira o pé” de Lula


por Luiz Carlos Azenha

Em 2006, segundo o então editor de Economia do Jornal Nacional na praça econômica mais importante do país, São Paulo, vieram ordens do Rio de Janeiro para que se “tirasse o pé” das reportagens sobre aspectos positivos da economia.

Agora, se estiverem corretos os dados do Emerson Luis, o JN resolveu “tirar o pé” de toda a cobertura presidencial:

Em ano eleitoral, Jornal Nacional retira Lula do noticiário
03/08/2010

É evidente o esforço do Jornal Nacional para evitar que a candidata Dilma Roussef seja reconhecida pelo público como a candidata do presidente Lula. A medida que Lula aparece ao lado de Dilma, sua popularidade se cola a candidata. Um presidente com mais de 80% de aprovação popular pode sim impulsionar seu sucessor, apesar da mídia brasileira não querer e agora cobrar do presidente imparcialidade nas eleições. Para atacar o presidente, espalhando preconceitos, a mídia não o trata como o titular do mais alto cargo público do país. Basta lembrar o bando de cachorros loucos que o entrevistou no Roda Viva em 2005, durante a mais grave crise de seu governo.

Recebi de profissionais de mídia, especializados em clipping e acompanhamento de telejornais, tabelas comparativas que mostram como o Jornal Nacional está limando Lula do notíciário em 2010 enquanto em outros jornais, a média de aparições do presidente muda pouco. Isso não é falta de pauta relevante, pois os outros jornais continuam com cobertura frequente dos atos da Presidência.

Em junho de 2010 Lula teve 4 citações no JN Nacional contra 9 em 2009. Em julho foram 3 em 2010 contra 13 em 2009. Aqui você pode baixar a Planilhas de visibilidade do PR nos telejornais. E aqui baixe a tabela padrão de discordância do JN. Veja explicação mais detalhada dos dois arquivos:

De janeiro a julho de 2009, o presidente Lula apareceu falando no JN 57 vezes. No mesmo período deste ano, foram 44. Uma redução acima de 20%. No entanto, se descontarmos as sonoras relacionadas ao Irã, que foram 12 no período, aqueda seria de 44%, perto da metade.

0 Response to "Nas Retinas: JN “tira o pé” de Lula"

2leep.com
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme