Links de domingo



Do blog O Biscoito e a Massa


Aí vão alguns links para sua navegação dominical

Aécio sairá do PSDB foi a bomba lançada esta semana por matéria de Maurício Dias para Carta Capital. Imediatamente depois, Aécio deu entrevista negando veracidade à matéria. Maurício Dias contra-atacou, reiterando o afirmado. Para quem conhece o modus operandi de Aécio, que é um pouco diferente do de Serra, tudo ali faz sentido: a matéria em si e o próprio desmentido. Para bom entendedor, meio recado basta, ainda mais tratando-se de velhos conhecidos como são Minas Gerais e São Paulo.
*****

Por pura coincidência, claro, imediatemente depois a vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau decidiu investigar a verba de publicidade governamental da revista, a partir da denúncia de “um cidadão”. O Biscoito Fino e a Massa não conseguiu averiguar se algum “cidadão” solicitou também investigação das verbas federais e estaduais recebidas por veículos como Globo, Veja, Folha e Estadão. Quem sabe alguma solicitação chegue às mãos da Dra. Cureau, já que ela afirma que é só fazer a denúncia que ela investiga. Mino Carta, evidentemente, reagiu.
*****
Imagine que um ministro do PT utilizasse uma empresa de arapongagem para espionar adversários e até aliados políticos. Agora imagine que, poucos anos depois, esse mesmo petista, na condição de governador de estado, contratasse essa mesma empresa, pela bagatela de R$ 2,5 milhões de reais, para cuidar da “segurança de comunicações” do estado. Não sei, mas algo me diz que se isso ocorresse, estaríamos vivendo em regime de permanente gritaria pré-apocalíptica. No entanto, a nossa imprensa parece não ter descoberto que José Serra fez exatamente isso. Talvez o silêncio sobre o assunto tenha algo a ver com os polpudos negócios do estado de São Paulo com essa mesma imprensa.
*****
Três boas opções de informação à cada vez mais ilegível mídia escrita brasileira são o (nosso velho conhecido) Terra Magazine, competentemente pilotado pelo Bob Fernandes, o Rede Brasil Atual e o Opera Mundi. Foi na Rede Brasil Atual que descobri uma estatística incrível: os paulistanos passam 30 dias por ano no trânsito. A única coisa que me surpreende no Opera Mundi é que eles, praticando excelente jornalismo, ainda estejam hospedados no UOL. Não tem o menor sentido.
******
Homônimo do imortal personagem de Lima Barreto, Policarpo Júnior, da Revista Veja, é conhecido por razões, digamos, um pouco menos nobres que o nacionalismo que animava o herói de Lima. Segundo informações obtidas por um blog mineiro, o Sr. Policarpo parece estar agora às vésperas de entrar em apuros com a polícia. É o Professor Beto Blog do LEN quem conta o caso. (Obrigado pela correção, Lolita!)
*****
A partir do inacreditável episódio da prisão de um universitário carioca acusado de … fazer fotocópias!, Alexandre Nodari escreveu um belo texto sobre direitos autorais, que gerou também alguns comentários excelentes. A partir de pesquisa do Alexandre com fontes primárias, o texto desenterra um momento chave dessa história, uma Instructio do Papa Clemente VIII. Vale a leitura. Na sequência, Nodari emplacou outro texto fundamental sobre a complexa relação entre liberdade de expressão e censura.
*****
O keynesiano Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia em 2009, esteve no Brasil e se rendeu aos encantos do lulismo de resultados.
*****
Por falar no assunto, vale a pena assistir ao vídeo do passeio dado por Lula a alguns jornalistas no gabinete presidencial:
*****
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manteve em seu portal, durante 72 horas, uma carta hidrófoba do Bispo Luiz Gonzaga Bergonzini que fazia explícita campanha contra Dilma Rousseff e acusava o PT de ser “contra os valores da família”. A carta foi retirada quando o dano já havia sido causado. Agora está lá uma nota genérica e neutra sobre as eleições. No entanto, a carta hidrófoba circula em vários fóruns da internet assinada por Dom Bergonzini, mas apresentada como se fosse a palavra da CNBB (como se vê aqui ou aqui). Digamos que, nos dias de hoje, se eu demorar 72 horas para corrigir algo no blog, é melhor deixar o erro lá. A correção não faz muita diferença se for tão lenta.
*****
Correntes de emails com insultos ou calúnias dirigidos a Dilma têm circulado também entre evangélicos. Em reação a elas e a outras manifestações anti-Dilma, um grupo de batistas lançou uma bela carta. Apesar do clima criado por setores do evangelismo, na verdade o apoio a Dilma entre a comunidade evangélica é bastante expressivo.
*****
Hoje, às 16 horas, na mítica esquina da Paulista com Augusta, em São Paulo, ocorre um beijaço em defesa do casamento igualitário. Paulistanos, larguem o computador um pouquinho e vão beijar. Os amigos e amigas gays e lésbicas, na luta pelos seus direitos, agradecem.
*****
A ciéncia politica tucana anda tão mal das pernas que ao ler um artigo como esse e depois outro como esse, você já não sabe qual é o texto que se quer sério e qual é a paródia. Às vezes fica realmente difícil saber.
*****
O Celso de Barros publicou outro excelente post, desta vez sobre Marina. Acho que o Celso escolhe o eixo exato para falar do assunto, ou seja, o difícil equilíbrio que se impõe, e que Marina já deve ter percebido: resvalando para a direita, perde votos do lado "de cá" e não ganha tantos assim do lado "de lá". É mais fácil entender esse dilema que encontrar uma alternativa a ele, depois de ter rompido com um projeto de centro-esquerda tão bem sucedido como o lulismo de resultados. Se Marina tivesse rompido pela esquerda, à la PSOL, claro, o problema estaria resolvido, mas aí ela teria que se equilibrar no mui exíguo espaço que restou à esquerda do lulismo. Não é o caso. Sem alternativas, ela tem feito eco, com frequência, ao discurso udenista, cuja manifestação mais óbvia aconteceu na sua fraquíssima participação no debate de domingo passado.
Acredito que o eixo escolhido pelo Celso é perfeito, mas discordo de algumas observações.

Nada me leva a acreditar que Gabeira perdeu uma "eleição facílima" ao Senado, como afirma o Celso. É bastante difícil imaginar que o voto dilmista fluminense se transferiria de forma tranquila para Gabeira numa dobradinha com Lindberg. Em pequenos setores da Zona Sul, talvez. Mas entre o grosso do povão, ele perderia por margem bem superior àquela pela qual perdeu em 2008, na eleição para prefeito. Eu seria capaz de apostar minha coleção de camisas de futebol que Gabeira, caso candidato, não se elegeria Senador este ano. Isso se deve ao fato de que Gabeira claramente viaja na contramão do rumo que tomou o país. Noto no texto do Celso, e não só nesse (e, dada minha amizade virtual com ele, sei que tomará a ponderação com humor e numa boa), o que eu chamaria de síndrome-da-nostalgia-do-abraço-da-Lagoa, uma reiterada tentativa de reeditar a lendária aliança vermelho-verde de 1986. Estudando o assunto de longe e sem ser do Rio de Janeiro, me atrevo a dizer que esse é um sonho que representa uma parcela ínfima do povão fluminense que abraçou o lulismo. O mundo girou e Gabeira parece já ter feito suas escolhas.


Bom domingo para todos.

0 Response to "Links de domingo"

2leep.com
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme